A Conmebol e a FIFA enviaram cartas à CBF abordando sanções.
Com a intervenção da justiça na presidência da CBF, que acabou afastando Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da entidade, o a Confederação Brasileira de Futebol, assim como seus clubes filiados, podem ser punidos.
Uma fonte ligada à CBF confirmou que podem haver punições mais leves, mas também existe o risco de ocorrerem penas pesadas.
Existe, assim, o risco dos clubes brasileiros serem excluídos das competições internacionais. Com isto, o Flamengo poderia ser prejudicado e ficar de fora da próxima edição da Libertadores, além de, dependendo da pena, correr o risco de não disputar o Mundial de Clubes de 2025, assim como os demais clubes nacionais.
A mesma fonte avisa que caso Ednaldo seja reestabelecido, a sanção pode ser retirada também. Existe maior risco para o Fluminense neste momento, pela proximidade do Mundial de Clubes.
Porém segundo o jornalista, Pedro Ivo Almeida, da Espn, a FIFA não deve aplicar punições mais severas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O jornalista cita que a entidade, em ocasiões parecidas, optou por punições mais brandas.
Caso isto se confirme, o Flamengo estaria garantido, normalmente, na Libertadores de 2024, assim como no Mundial de Clubes de 2025. Os demais clubes brasileiros também não seriam punidos.
Vale destacar ainda que, a princípio, as novas eleições presidenciais na entidade devem ocorrer dentro dos próximos 30 dias.
Veja, na íntegra, as cartas da FIFA e da Conmebol!