Cinco clubes paulistas deixaram a Libra e acertaram com a Liga Forte Futebol.
Botafogo-SP, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta deixaram a Libra, que é liderada por Flamengo e Palmeiras, e assinaram com o grupo que tem Fluminense, Cruzeiro, Vasco, Fortaleza e Athletico.
A troca surpreendeu nos bastidores, especialmente pelo fato da Libra estar mais consolidada, enquanto a Liga Fraca ainda é mais “duvidosa”.
A saída se deu por conta de críticas ao modelo de contrato fechado pela Libra com a Globo. O argumento dos clubes paulista foi de que o contrato de exclusividade com a emissora possui muitos problemas, e prejudica os clubes de menor torcida. Os paulistas gostariam de ouvir outras empresas além da Globo.
Os clubes ainda afirmaram que o contrato é mais vantajoso para a emissora do que para os clubes em si.
Com a saída dos cinco clubes paulistas, a Libra, agora, é integrada pelas seguintes equipes: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Guarani, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Bahia e Vitória.
Já a Liga Forte Futebol possui: Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO Botafogo, Goiás, Fortaleza, América-MG, Cuiabá, Criciúma, Juventude, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA, Operário-PR e os cinco paulistas que acabaram de chegar.