As principais ligas da Europa e a FifPro, sindicato internacional dos jogadores, denunciaram a Fifa por abusos no calendário mundial. O Super Mundial de Clubes, que será disputado em 2025, é um dos motivos da queixa.
“Nossa queixa para a Comissão Europeia é clara: a Fifa está abusando de seu poder de ditar o calendário de jogos internacionais e expandir suas próprias competições. E, assim, aumentar suas próprias receitas”, disse David Terrier, presidente da FifPro na Europa, na Comissão Europeia, nesta segunda-feira (14).
A intenção da denúncia é fazer com que a Fifa seja obrigada a estabelecer um processo mais inclusivo para definir o calendário internacional.
A queixa é que muitos jogadores estão sofrendo com fadiga, lesões e desgaste mental devido às mudanças promovidas. A European League representa 39 ligas profissionais de futebol, em 33 países, incluindo o Campeonato Inglês, o Português, o Italiano e o Francês. A LaLiga não faz parte da associação, mas também participou da denúncia.
O Flamengo é um dos clubes participantes do Super Mundial de Clubes em 2025. O novo formato da competição terá 32 times.