Há exatos 18 anos atrás, o Flamengo enfrentava o Paraná Clube, pela 40ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2005, e corria o risco de sofrer o primeiro rebaixamento da história do clube. Porém, o ídolo Obina não deixou isto acontecer.
O atacante estava no banco de reservas, e foi chamado pelo técnico Joel Santana para entrar aos 33 minutos do segundo tempo. Aos 47 minutos, bem próximo do fim da partida, Obina driblou um zagueiro do clube paranaense e chutou forte, sem chances de defesa para o goleiro, garantindo a vitória e a permanência do Flamengo na elite do futebol nacional.
O Flamengo ainda conseguiu algumas vitórias no restante do campeonato, e terminou o Brasileirão na 15ª colocação, com 55 pontos. Curiosamente, no ano seguinte, Obina marcou um dos gols do título da Copa do Brasil, contra o Vasco.
Cria da base do Vitória, Obina defendeu diversos clubes ao redor do planeta, mas teve sua maior identificação com o Flamengo. Ele chegou ao Mais Querido em julho de 2005, após deixar o Al Ittihad, da Arábia Saudita, e permaneceu no clube até maio de 2009, quando foi emprestado para o Palmeiras.